O pintor norte-americano Alex Katz volta ao Brasil para sua segunda mostra individual na Galeria Luciana Brito. A exposição traz 11 trabalhos inéditos do artista, em uma excelente oportunidade para conhecer melhor uma produção central na história da arte moderna e contemporânea. O público tem até o dia 31 de maio para conferir a mostra.
Esta é a primeira vez que sua série de couples (duplas ou casais) é exibida mundialmente. Na galeria, serão expostas três grandes pinturas e oito estudos de tela. Alex Katz já havia anteriormente trabalhado a figura humana sobre fundo negro, mas, desta vez, suas opções cromáticas, somadas à presença insistente de duas pessoas, parece aprofundar um dos aspectos mais ricos de seu trabalho: a distância entre os seres. Se os tons escuros ressaltam certo caráter de abismo que caracteriza essas distâncias, a presença de duas figuras humanas reitera que eventualmente estão representadas ali duas solidões compartilhadas.
Katz já foi o objeto de retrospectivas e exposições individuais em instituições renomadas como Whitney Museu, Tokyo Seibu Museum of Art, London Institute of Contemporary Arts, MoMA PS1, Albertina Museum e Tate. Vale ressaltar que o artista terá uma sala exclusivamente dedicada a sua obra inaugurada na londrina Tate Modern a partir de 28 de maio.