Emma Thomas inicia 2014 com individual de Rodrigo Zamora e uma coletiva, simultaneamente
No dia 16 de janeiro, às 18h, a galeria Emma Thomas, na atividade há sete anos pelas mãos de Flaviana Bernardo, Juliana Freire e Monica Martins, abre duas exposições simultaneamente: “Clarity and Confusion (heart of darkness)”, individual de Rodrigo Zamora, e a coletiva “Sinopse de vários territórios”, da qual participam Juliano Gouveia dos Santos, Maura Grimaldi, Patricia Osses e Samuel de Jesus. Ambas ficam em cartaz até 11 de fevereiro.
Na exposição “Clarity and Confusion (heart of darkness)”, de Zamora, confluem vários aspectos da visualidade, como o ofício do desenho e questões inerentes à pintura e à fotografia. O artista chileno trabalha a potência figurativa da imagem fragmentada, explorando os limites entre a memória e a sua representação.
Além da pesquisa sobre a paisagem cotidiana, para esta mostra Rodrigo Zamora apresenta uma nova série onde pequenas esculturas que se assemelham a um coração humano são o ponto de partida para suas aquarelas. As pinturas mantêm uma relação de verossimilhança com as referências, porém deixam a lacuna necessária à interpretação do observador.
O projeto “Sinopse de vários territórios” resulta de uma residência na École Supérieure des Beaux-Arts de Tours (França) entre setembro e outubro de 2013. A proposta era explorar a questão da paisagem como gênero através da fotografia, vídeo e som, refletindo sobre o que constrói e define um território.
“Clarity and Confusion (heart of darkness)”, por Rodrigo Zamora, e coletiva “Sinopse de vários territórios”
Abertura: 16 de janeiro, quinta-feira, às 18 horas
Período expositivo: 17 de janeiro a 11 de fevereiro
Rua Estados Unidos, 2205, Jardins – São Paulo
www.emmathomas.com.br
Segunda a sexta das 11h às 19h, sábados das 11h às 17h
Entrada gratuita/ Livre