Uma excelente alternativa para quem fica nas principais capitais brasileiras é visitar os museus e as instituições de arte. A maioria deles só fecha nos dias 24, 25, 31 e 1º de janeiro, mantendo suas atividades normais nos demais dias.
Entre eles, estão o CCBB de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, Inhotim (MG), Casa Daros (RJ), MAM (RJ), Itaú Cultural (SP) e Instituto Tomie Ohtake (SP).
Funcionam com horário reduzido nos dias 24 e 31 (e fecham nos dias 25 e 1º) o CCBB de Brasília e o Museu Oscar Niemeyer. Já a Pinacoteca do Estado e Estação Pinacoteca (SP) e o MASP fecham nos dias 23, 24, 25, 30, 31 e 1º de janeiro.
Enquanto isso, a nova sede do MAC (Museu de Arte Contemporânea da USP, em São Paulo) fica fechada entre 24 de dezembro e 2 de janeiro, para serviços de manutenção.
Antes de visitar outras instituições, confira a programação deste período. A maior parte das galerias de arte também entra em recesso, voltando às suas atividades normais a partir do dia 6 de janeiro. Vale a pena ligar antes de visitar para conferir os horários de funcionamento.