Galeria recém aberta abre mostra de quatro de seus artistas representados e uma artista convidada.
Exposição vai de 7 de dezembro a 7 de fevereiro
Com abertura marcada para dia 7 de dezembro, sábado, a Blau Projects encerra o ano com a exposição The Summer is On. Com 25 obras de seu acervo, a exposição apresenta os artistas Marcone Moreira, Marta Puntel, Renata Cruz, Vitor Mizael e a artista convidada Fernanda Chieco ao público no novo espaço dedicado à arte contemporânea na Vila Madalena.
De Marga Puntel, é exibida a série Paisagens Transportáveis – CAPA – que já pôde ser vista na galeria em agosto – com 15 fotografias feitas na Tríplice Fronteira, onde mora a artista gaúcha. A artista Renata Cruz, nascida no interior de São Paulo, mostra um conjunto de aquarelas da série Calendários, com um desenho feito por dia de acordo com os dias do mês. O também paulista Vitor Mizael apresenta suas pinturas e um conjunto inédito de desenhos sobre caixas de madeira. O artista mais recente a ser representado pela galeria é o maranhense Marcone Moreira, que recentemente ganhou o Prêmio Marcantonio Vilaça, e mostra também sua obra. E, ainda, a galeria apresenta a artista convidada Fernanda Chieco, que mostra desenhos feitos com lápis de cor da série Fisherman’s Throne, resultado do período que passou na Coréia.
Blau Projects
Com foco nas diversas linguagens como pintura, fotografia, vídeo, desenho, performance e o tridimensional, a galeria está situada num espaço novo, desenvolvido para fortalecer o diálogo com o público e artistas. “Nossa missão é apoiar e estimular artistas emergentes, além de fomentar a discussão sobre a arte contemporânea”, conta Juliana Blau.
A galeria também quer incentivar a arte visual brasileira com a criação de um edital, o C.LAB, que selecionará anualmente dois projetos inscritos por curadores independentes, o que reforçará a galeria como incubadora e difusora da arte contemporânea.
Marcone Moreira
Nasceu em Pio XII, uma cidade do Maranhão, atualmente o artista vive e trabalha em Marabá, no Pará. A partir de 1998, participa de diversas exposições pelo país e no exterior. Sua obra abrange diversas linguagens, como a produção de pinturas, esculturas, vídeos, objetos, fotografias, e instalações. Ganhou diversos prêmios, como os dois Marcantonio Vilaça, Funarte e CNI/SESI e o prêmio do XV Salão de Arte da Bahia, realizado pelo MAM de Salvador, entre outros. Já expôs em diversas cidades brasileiras, além de Nova Iorque, Madri e Berlim. Em 2003, participou do Panorama da Arte Brasileira, do MAM-SP.
Renata Cruz
A artista nasceu em Araçatuba, São Paulo em 1964. Formou-se em Comunicação Visual pela Unesp, Bauru, SP e em Educação Artística pela Unaerp, Ribeirão Preto, SP. Frequentou, como aluna estrangeira, a Facultad de Bellas Artes de la Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) e possui Pós-graduação em Arte Integrativa, Faculdade Anhembi Morumbi (São Paulo, SP). Seu trabalho atual se funda num sistema de trocas criado por ela, onde investiga a atribuição do valor poético, simbólico e pessoal aos objetos, superior ao valor instituído pelo mercado financeiro. Nos últimos anos participou de exposições nos Estados Unidos, Portugal, Alemanha e em diversas cidades brasileiras.
Fernanda Chieco
Artista, graduada pela ECA (Escola de Comunicações e Artes), USP (Universidade de São Paulo), com mestrado em artes plásticas pelo Goldsmiths College, University of London. Sua prática é principalmente voltada à produção de desenhos, objetos e instalações. Tem participado de exposições no Brasil e no exterior e realizou residências artísticas nos Estados Unidos, Coréia do Sul, Inglaterra, Irlanda e República Checa.
Marga Puntel
A artista, nascida em Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, em 1964, vive e trabalha na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Entre suas exposições mais recentes se destacam, além da individual realizada na Blau Projects, a sua participação nas coletivas realizadas na Casa Andrade Muricy, em Curitiba, e na Galeria TAC, no Rio de Janeiro, em 2011. Tem obras presentes nas coleções do Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
Vitor Mizael
Nascido em São Caetano do Sul, o artista vive e trabalha em São Paulo. Graduado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes, em São Paulo, Vitor tem a forte temática do corpo em sua obra, com raios-x e as roupas como uma nova pele. O paulista questiona conceitos como salvaguarda, patrimônio, catalogação e exibição dentro do sistema da arte, como um dos eixos poéticos de sua obra. Já participou de diversos salões de arte, com curadores como Fernando Oliva, Bitu Cassundé e Luisa Duarte.
Serviço
Exposição The Summer is On
Dia 7 de dezembro, sábado, abertura para o público, das 12h às 19h
Em cartaz até 7 de fevereiro
Horários de funcionamento: terça a sábado, das 11h às 19h