Esta é a mais recente investida do polêmico artista de rua britânico, e talvez a mais ampla e expansiva de sua trajetória até aqui. Ao invés de tomar apenas um pedaço de calçada ou uma parede, Banksy promete invadir uma cidade inteira com suas obras.
“Better Out Than In” é o nome da exposição anunciada no dia 1º de outubro, dentro dos padrões do artista: de uma forma nada habitual e um tanto quanto misteriosa. Uma mensagem de voz em seu site oficial anuncia a novidade, ao lado de sua primeira imagem: uma criança segurando uma lata de spray, em pé sobre as costas de outra criança, sob uma placa que diz “Grafite é crime”.
Cada imagem espalhada pelas ruas da cidade promete vir acompanhada de um telefone 0800. Ao ligar, o espectador ouve um áudio-guia sobre a obra. Fotografias das obras realizadas pelo artista vêm sendo divulgadas em seu site e sua conta pessoal do Instagram diariamente.
Além de inúmeros grafites, Banksy já exibiu inclusive uma intervenção em um caminhão de entregas, convertido em um jardim móvel (incluindo cachoeira, borboletas e um arco-íris) desde que iniciou o projeto, há pouco mais de uma semana.
Apesar de algumas peças públicas de Banksy terem sido arrancadas das paredes e vendidas recentemente em leilões, este projeto mostra que o artista não perdeu nada de seu perfil jocoso, nem a sagacidade sobre o lugar que a arte de rua ocupa no atual mercado global.
Com informações do The New York Times e Art Observed