Na Áustria, galeria Jacques Ardies celebrará a cultura brasileira com 25 artistas naif nacionais
A Galeria Jacques Ardies vai atravessar o oceano Atlântico para promover a arte naif brasileira. Desta vez, o destino será a cidade austríaca de Salzburgo, com áreas consideradas patrimônio mundial pela Unesco. A exposição “Saudades” reunirá 25 artistas brasileiros, sendo 12 do grupo histórico, assim chamado por não estar mais em atividade – embora seja representativo na história do estilo. Os demais pintores apresentarão obras inéditas.
A mostra será apresentada até dia 10/07
Os visitantes terão a chance de descobrir uma expressão artística valiosa, com cenas do cotidiano, do folclore, da música e da natureza exuberante que fazem parte da paisagem de um Brasil rural e urbano.
A singularidade da arte naif no Brasil
As obras escolhidas para compor “Saudades” são uma seleção restrita porém representativa do dinamismo e da originalidade da arte naif brasileira mesclando obras dos antigos com a boa energia dos contemporâneos.
À frente da galeria que leva seu nome, o curador da mostra, Jacques Ardies, ressalta as diferenças entre a arte local e a europeia. “Na França ou em nações nórdicas, é comum a caracterização do céu de maneira mais pesada, a observação de expressões duras e rostos sombrios. No Brasil, a arte naif se destaca pelo lirismo e por uma boa dose de otimismo, apresentando obras de um colorido intenso com uma luminosidade inconfundível”.
Local: Holzpavillon no Mirabellgarten, Salzburgo
Horário: de terça a domingo, das 14h00 às 20h00