As pinturas mais recentes de Cecily Brown tratam do nu, revelando uma postura que transmite claramente o estilo da história da pintura e da cultura pop. Ao libertar seus temas e inspirações de seus contextos originais, Brown subverte o papel da narrativa na construção do estilo e aponta seus desvios, citando as origens. Em sua visível luta contra a formalidade, ela povoa suas telas com inúmeras figuras anônimas estilizadas – alguns vagamente sugestivos, outros expressivos – que atingem seu objetivo explícito de transmitir imagens figurativas, tão direta e vigorosamente quanto possível.
O destaque da exposição é a imensa tela Sem título, de 2012, com 276 x 434 cm. No geral, as telas mostram imagens caóticas, repletas de fragmentos dos corpos nus, rostos fitando o espectador ou fazendo caretas, em telas em tons sóbrios. Repleto da intensidade da presença humana, as pinturas de Brown lançam seu persistente fascínio, com a tensão entre o ousado estilo pictórico e o conteúdo figurativo.
A exposição permanece em cartaz na Gagosian da Madison Avenue, em Nova York, até 22 de junho.
A artista Cecily Brown é o nosso destaque do mês no Portal da Touch of Class. Saiba mais sobre a sua trajetória clicando aqui.