Os leilões de arte asiática que fizeram parte da programação da Asia Week em Nova York superaram as expectativas. Juntas, Christie’s e Sotheby’s somaram mais de 130 milhões de dólares com as vendas de arte contemporânea, bronzes raros, móveis e antiguidades.
A estimativa inicial era a de que os quatro dias de leilões alcançassem entre 75 e 105 milhões de dólares, porém lances competitivos em várias peças impulsionaram os preços em muitas vezes acima das estimativas pré-venda.
A Christie’s liderou com pouco mais de 80 milhões de dólares, cerca de 50 por cento acima de sua estimativa pré-venda. O total da Sotheby’s foi de 52,4 milhões de dólares.
Na Christie’s, um vaso amarelo e azul em forma de pera do século XVIII, com estimativa de venda de cerca de 400 mil dólares, foi arrematado por quase 10 vezes esse valor: 3,8 milhões de dólares. Um par de figuras de bodhisattvas em bronze da Dinastia Ming, com estimativa de 25 mil dólares, foi vendido por 1,2 milhão de dólares.
Os dois leilões de arte chinesa da Sotheby’s arrecadaram um total de 41,3 milhões de dólares, acima da previsão mais otimista, de 32 milhões de dólares. Uma obra do século XVII, “Stream-Laced Mountain After Snow”, de Tang Dai, foi vendida por 2,74 milhões de dólares, mais de cinco vezes a estimativa pré-venda.
Com informações do Portal Terra e Asia Week