Claudio Edinger homenageia São Paulo com exposição no Madalena Centro de Estudos da Imagem

0

A partir de 25 de janeiro– aniversário da cidade –, durante a 4ª Mostra SP de Fotografia, o fotógrafo apresenta imagens emblemáticas, como o teto da igreja Nossa Senhora do Brasil e um sofá embaixo do Minhocão

As nove fotos da exposição São Paulo, minha estranha cidade linda retratam essa diversidade com a linguagem marcante de Edinger, o foco seletivo. “Saí pela cidade buscando a síntese da síntese, onde o foco prende nossa atenção e o desfoque liberta a imaginação”.

O fotógrafo conta que o projeto nasceu quando ele foi à missa de sétimo dia de um amigo na igreja Nossa Senhora do Brasil, viu o teto que imita a Capela Sistina,na Itália, e pensou: “Por que precisamos tanto copiar os europeus? Por que não podemos ter um teto com ideias próprias? Mas, por outro lado, não é genial que qualquer paulistano, sem condições de ir ao Vaticano, possa ver esta pintura, ou mostrar para a mulher e os filhos? Bem na esquina da Av. Europa com a Av. Brasil?”

O contraponto à riqueza da fotografia da igreja pode ser a imagem do sofá debaixo do viaduto Minhocão. A exposição apresenta outros ícones contraditórios paulistanos, como um prédio envidraçado no centro e as curvasinternas, de concreto, do Conjunto Nacional. A calmaria do início – ou seria o fim? – da noite na Praça Ramos de Azevedo em oposição ao movimento das pessoas na Av. 15 de Novembro, Viaduto do Chá, Estação da Luz ou ainda o trânsito da Av. 23 de Maio.

As fotografias foramfeitas com câmera de grande formato e negativo de 10 x 12,5 cm entre os anos de 2003 e 2006.

São Paulo, minha estranha cidade linda
Fotografias de Claudio Edinger

Abertura: 25 de janeiro, sexta-feira, às 17 horas
Local: Madalena Centro de Estudos da Imagem
Rua Faisão, 75 – Vila Madalena.

Visitação: 25 de janeiro a 3 de março
Datas: segunda à sexta

Horário: 10h às 18h

 

 

Share.

Leave A Reply