Com curadoria de Eder Chiodetto, a SIM Galeria realiza mostra com enfoque na revisão que artistas contemporâneos fazem de suportes fotográficos históricos
A mostra “INVENTÁRIO DA PELE – Fotografia Contemporânea Brasileira”, exposição coletiva sob curadoria de Eder Chiodetto, que a SIM Galeria inaugura em 25 de abril, tem a intenção de investigar a forma como artistas revisitam a história das técnicas de ampliação para expandir o território de possibilidades de expressão pela fotografia. Unidos pela obstinação com que pautam suas pesquisas técnicas, os nove artistas selecionados para a mostra compreendem a fotografia fora de seu lugar-comum, utilizando-se de inúmeras estratégias poéticas para travar um diálogo com sua história e sua apresentação ao longo dos anos.
O curador e jornalista Eder Chiodetto explica a escolha do título: “‘Inventário da Pele’ investiga o legado da fotografia, os avanços técnicos e conceituais dessa linguagem que ocorre em sobressaltos, recuos e retomadas numa história que se desenvolve de forma elíptica. A pele é a metáfora da superfície, da película, da epiderme da fotografia que os artistas nessa mostra reelaboram e recriam de acordo com suas necessidades para alcançar determinadas atmosferas nas suas representações”.
INVENTÁRIO DA PELE – Fotografia Contemporânea Brasileira
Curador: Eder Chiodetto
Artistas: Rosângela Rennó, Cássio Vasconcellos, Kenji Ota, Tony Camargo, Cris Bierrenbach, Romy Pocztaruk, Cristiano Lenhardt, Julia Kater e Leticia Ranzani.
Abertura: 25 de abril, 19h. De segunda a sexta das 10h às 19h. Aos sábados, das 10h às 16h. Até 02 de junho.