A Galeria Deco encerra a comemoração dos seus 30 anos com as exposições “Encontros: Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi” e “Olhares Oblíquos”, que ocorrem simultaneamente entre 28 de março, às 19h, e 29 de abril de 2012. A primeira mostra é composta por série de pinturas inéditas da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake e instalação, também inédita no Brasil, do renomado artista japonês Nobuo Mitsunashi. Paralelamente, o segundo andar da galeria é ocupado pela coletiva “Olhares oblíquos”, que reúne obras dos artistas Albano Afonso, Felipe Barbosa, Rosana Ricalde e Sandra Cinto, entre outros, com a intenção de contextualizar a produção contemporânea do Brasil e do Japão.
O trabalho de Mitsunashi é uma obra de redefinição – “um reset”, como define o próprio artista. Ele exibe uma instalação site-especific – um caiaque de 5 metros, criado a partir de elementos naturais como chumbo, madeira, argila, papel e fibras orgânicas, que visa novos sentidos diante da atual situação do Japão. Tomie Ohtake apresenta 4 telas inéditas, criadas entre 2011 e 2012, que apresentam equilíbrio entre sombra e movimentos vivos silenciosos, que afloram-se na sutil e delicada diferenciação cromática da cor azul.
“Olhares Oblíquos”, que ocorre no segundo andar da galeria, é mostra coletiva que apresenta um panorama da arte contemporânea brasileira, incluindo produção de artistas nipo-brasileiros.
Exposição: “Encontros: Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi” e “Olhares Oblíquos”
Abertura: 28 de março, às 19h
Período expositivo: de 29 de março a 29 de abril de 2012
Local: Galeria Deco
Rua dos Franceses, 153, Bela Vista. Tel. (11) 3289-7067. Diariamente, das 10h, às 19h.
Entrada gratuita.