Marcelo Silveira na Galeria Nara Roesler Hoje dia 22/03

0

Cuco

A Galeria Nara Roesler apresenta, a partir do dia 22 de março, a exposição Chronos, de Marcelo Silveira. O artista pernambucano faz sua quinta individual na galeria, onde, em 2008, apresentou Arquitetura de Interiores.

Marcelo Silveira apresenta quatro obras que se instalam no espaço da galeria e misturam diversas técnicas e materiais. “Repleta de construções que se movimentam fisicamente, sua obra se caracteriza, sobretudo, por promover deslocamentos constantes de sentidos. Nos trabalhos reunidos nesta exposição, uma vez mais os meios usados e os nexos sugeridos se confundem, oferecendo ao visitante a experiência de tecer relações novas a partir do encontro com a criação do artista”, explica Moacir dos Anjos, curador da última Bienal Internacional de São Paulo, que assina o texto crítico da exposição.

Na exposição Chronos,  Marcelo Silveira apresenta quatro instalações: Caleidoscópio, 2011-2012, é composto por algumas dezenas de espessas molduras retangulares – sem frente ou fundo e feitas de aço brilhante e bruto – que abrigam um número grande de placas coloridas de acrílico translúcido e de idêntico tamanho, agrupadas em camadas até formar bloco espesso o bastante para bloquear quase toda a luz que sobre elas caia. Vazadas, criam figuras abstratas, geométricas e corriqueiras, como brinquedos, veículos e pessoas.

O segundo trabalho, Cuco (Livro da semana), 2010-2011, é uma publicação com tiragem única, produzida em estêncil, técnica que o artista considera “um esquema facilitador do processo de desenhar, encontrado facilmente em lojas de material escolar”.

Desafiando os limites entre desenho e pintura, Criação do Mundo, 2012, traz enormes caixas de cedro presas à parede, nas quais se instalam papeis brancos inteiramente preenchidos por sinuosos traços abstratos feitos com caneta esferográfica azul.  Por fim, Sinuca, 2012, traz sete caixas triangulares produzidas a partir da reprodução de uma peça encontrada em um  brechó de Recife, onde o artista reside.

Caledoscópio

 

Share.

Leave A Reply