Um retrato de Elvis Presley, feito por Andy Warhol em 1963, será uma das estrelas de um leilão de arte contemporânea que será organizado em maio próximo pela Sotheby’s, em Nova Iorque.
Double Elvis (Ferus Type), que os responsáveis da casa de leilões avaliam entre US$ 30 milhões e US$ 50 milhões, será exibido em Los Angeles, Hong Kong e Londres antes de ser leiloado em Nova Iorque em 9 de maio, anunciou a Sotheby’s em comunicado divulgado ontem.
A obra, que fez parte de uma série de 22 retratos que Warhol fez do cantor de rock, personifica as “obsessões” do pai da pop art pela fama, pelo estrelato e pela imagem pública, destacou o comunicado.
Com Double Elvis, Warhol optou por apresentar uma “figura icónica de Hollywood” da década de 1960 mais que o “cantor rebelde” que conquistou o mundo com a sua música e sua dança, dez anos antes. “Com lábios sedutores e um olhar interessante, este retrato de Elvis se transforma na contraparte perfeita dos glamorosos e femininos retratos que Warhol fez de Marilyn Monroe”, acrescentou a casa de leilões.
Trata-se da primeira vez desde 1995 que chega ao mercado uma das 22 obras que fizeram parte da série de Warhol dedicada a Elvis, das quais nove atualmente fazem parte das coleções de diferentes museus.
Double Elvis (Ferus Type) foi exibido pela primeira vez em público na Ferus Gallery, em Los Angeles (EUA), no outono de 1963, da mesma forma que ocorreu um ano antes com a famosa série dedicada às sopas Campbell.