Um quadro de Vincent Van Gogh que pertencia à coleção de arte da atriz Elisabeth Taylor foi vendido por 10,1 milhões de libras britânicas (12 milhões de euros) num leilão realizado na terça-feira à noite pela Christie’s, em Londres.
O quadro Vista do asilo e da Capela de Saint-Rémy foi vendido por um valor superior à estimativa inicial, de sete milhões de libras (8,3 milhões de euros). Esta tela, pintada por Van Gogh, em 1890, um ano antes da morte, tinha sido comprada pelo pai da atriz.
Falecida em março de 2011, aos 79 anos, Elisabeth Taylor tinha adquirido ao longo da vida uma enorme coleção de obras de arte, jóias e vestidos de alta costura. Uma venda de obras da atriz realizada em dezembro do ano passado, em Nova Iorque, tinha resultado em 156,8 milhões de dólares (118 milhões de euros).
No leilão da Christie’s, em Londres, também foi vendido um quadro do pintor cubista espanhol Juan Gris. Intitulado O Livro, o quadro foi vendido por um valor ligeiramente superior ao de Van Gogh, por 10,3 milhões de libras (12,3 milhões de euros), mas bastante abaixo da estimativa inicial, de 18 milhões de libras (21,5 milhões de euros). O leilão da Christie’s vai prosseguir hoje em Londres.