O Itaú Cultural e a Maison Européenne de la Photographie (MEP), de Paris, apresentam a exposição O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira que conta com 88 fotos do acervo do grupo. Com curadoria do fotógrafo e pesquisador Eder Chiodetto, a mostra apresenta o trabalho de 42 grandes nomes dos períodos moderno e contemporâneo brasileiros.
Recorte da coleção de fotografias do acervo de arte do Itaú, a exposição exibe a originalidade e o desenvolvido grau de experimentação dos fotógrafos brasileiros que ajudaram a expandir os seus territórios nas artes visuais entre os anos de 1940 e de 1960 e nas duas últimas décadas. No total, serão apresentadas 88 obras de 42 artistas como Thomaz Farkas, German Lorca, José Yalenti e Geraldo de Barros e, contemporâneos como Vik Muniz, Rosângela Rennó,Miguel Rio Branco, Claudia Andujar e Rodrigo Braga.
A parceria entre o Itaú Cultural e a MEP teve início em 2009, como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, quando o instituto sediou a coletiva A Invenção de um Mundo, com uma seleção de fotografias contemporâneas do acervo da MEP, com curadoria de Chiodetto e de Jean-Luc Monterosso, diretor da casa francesa. Agora é a vez de a MEP, internacionalmente reconhecida por seu trabalho de difusão da fotografia mundial, abrir suas portas à arte brasileira, em continuidade a essa política de troca entre as instituições e seus países.
O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira
quarta 18 de janeiro a domingo 25 de março de 2012
quarta a domingo 11h às 20h, fecha nos feriados
tarifa inteira: 7 EUROS
tarifa reduzida: 4 EUROS
Maison Européenne de la Photographie
5/7 rue de Fourcy
75004 Paris