A National Gallery, em Londres, comunicou na quarta-feira que iria acabar com a revenda de bilhetes para a exposição de Leonardo da Vinci, que está a bater recordes de bilheteira. O preço normal de um bilhete para “Leonardo da Vinci: Pintor na Corte de Milão”, anunciada como a mais completa colecção de pinturas de Leonardo até agora realizada, é de 16 libras.
Na quarta-feira, dois bilhetes foram oferecidos no site de leilões online eBay por 600 libras, embora a maioria sejam significativamente com preços mais baixos. A revenda de bilhetes para a exposição Leonardo da Vinci é contra os termos e condições de venda e esta informação é impressa no bilhete. A galeria está a entrar em contato com as empresas e sites que revendem os bilhetes, solicitando que parem imediatamente.
A exposição, inaugurada a 9 de Novembro e que termina a 5 de fevereiro de 2012, esgotou rapidamente. A galeria tem retido um número limitado de bilhetes para serem vendidos cada dia, mas no seu site avisa os visitantes que estes podem ter que esperar até três horas e depois esperar novamente para entrar na exposição. O site também informa que os detentores de bilhetes, impossibilitados de comparecer, podem fornecer uma carta de autorização assinada se quiserem entregá-los a alguém.
A exposição apresenta nove das 16 pinturas conhecidas de Leonardo, incluindo Cristo como Salvator Mundi, que só recentemente foi atribuída a Leonardo, embora a sua autenticidade ainda seja questionada por alguns.
Disponível em: www.reuters.com