No dia 17 de novembro, o Centro Universitário Maria Antonia dá continuidade ao seu programa de exposições de 2011, abrindo ao público uma mostra coletiva e quatro individuais, com entrada franca.
Exigências do presente, exposição coletiva de Carmela Gross, Jac Leirner, Jorge Macchi e Leda Catunda com curadoria de José Augusto Ribeiro, percorre as três últimas décadas da produção desses artistas.
A exposição agrupa um conjunto de trabalhos dos quatro artistas, para uma apresentação sintética, pontual, mas complexa, pelas possibilidades de inter-relação de momentos diversos dessas produções, algumas inéditas em São Paulo, ou pouco mostradas em contextos públicos, e outras bastante representativas do curso de cada obra. As articulações sugeridas entre pensamentos, materiais e operações de Carmela, Jac, Jorge e Leda também não pretendem a construção de um discurso curatorial que se sobreponha à singularidade dos trabalhos. O que os trabalhos da exposição apresentam, por convergências na repetição e seriação de formas, na acumulação e organização de objetos recolhidos da vida prática, na reabilitação de padrões e clichês a um estado de potência ou no rigor intelectual dos procedimentos, talvez contribua para mensurar o tamanho das exigências do presente.
Segundo o curador, “quando o termo ‘arte contemporânea’, apesar da multiplicidade de coisas que abarca, circula em um âmbito cada vez mais especializado (do mercado e do conhecimento), movido por um número crescente de agentes, inclusive de ‘público’, ao mesmo tempo em que vê a sua capacidade de intervenção social reduzida a aspectos econômicos e espetaculares, diante dos quais as disciplinas e categorias teóricas dedicadas a descrevê-la parecem em colapso, é tempo de interrogar as próprias obras e de recuperar com elas a acepção investigativa da palavra ‘especulação’.”
abertura 17 de novembro, 20h
visitação até 4 de março
terça a sexta, 10 às 21h
Rua Maria Antonia 294 – São Paulo/SP