As dez obras de arte mais caras do ano

0

A época de leilões aproxima-se do fim e as contas já começam a ser feitas. No primeiro semestre de 2011, de Janeiro a Junho, a venda de obras de arte em leilão superou os dois mil milhões de euros. Agora, chegando ao fim do ano, os valores estão perto de se multiplicarem e as casas de leilão poderão bater os recordes de anos anteriores.

Em tempos de crise, a aposta na arte parece ser uma opção para quem quer investir. A história tem mostrado que as obras de arte têm tendência a valorizarem-se ao longo do tempo e, por isso, a aposta dos licitadores vai para os nomes seguros. Entre as dez obras de arte mais caras – por sinal, só quadros – vendidos até agora em leilão, o nome de Pablo Picasso aparece duas vezes, assim como o do pai da pop art, Andy Warhol.

Confira a lista dos dez mais caros do mundo:

1.º “I Can See the Whole Room!… and There’s Nobody in It!” (1961)
De Roy Lichtenstein (EUA)
Vendido esta terça-feira por 43,2 milhões de dólares (31,3 milhões de euros) pela Christie’s, em Nova Iorque. Um recorde para o artista.

2.º “View of the Rialto Bridge” (1760)
De Francesco Guardi (ITA)
Vendido em Julho pela Sotheby’s de Londres por 26,7 milhões de libras (cerca de 31,2 milhões de euros). O preço estabeleceu um novo recorde de vendas do artista e também um recorde para uma vista de Veneza.

3.º “La Lecture” (1932)
Pablo Picasso (ESP)
Um quadro que retrata a sua jovem amante Marie-Therese Walter foi arrematado em Fevereiro por 25,2 milhões de libras – quase 30 milhões de euros num leilão da Sotheby’s.

4.º “Litzlberg am Attersee” (1915)
Gustav Klimt (AUST)
Arrematado no início de Novembro por 40 milhões de dólares (aproximadamente 29 milhões de euros) num leilão da Sotheby’s de Nova Iorque.

5.º “Häuser mit bunter Wäsche – Vorstadr II” (1914)
Egon Schiele (AUST)
Leiloado pela Sotheby’s em Junho por 27,5 milhões de euros – uma quantia que quase duplica o valor mais elevado alguma vez conseguido pelo pintor.

6.º “Self-Portrait” (1963-1964)
Andy Warhol (EUA)
Vendido em Maio em 38,4 milhões de dólares (cerca de 26,7 milhões de euros), o valor alcançado é o mais elevado de sempre em leilão por um auto-retrato do artista pop.

7.º “Gimcrack on Newmarket Heath, with a trainer, a jockey and a stable lad” (1765)
George Stubbs (ING)
Vendido em Julho pela Christie’s de Londres por 26 milhões de euros. O quadro é considerado um dos mais significantes do mundo das artes sobre corridas de cavalos.

8.º “Study for a portrait” (1953)
Francis Bacon (ING)
Arrematado num leilão da Christie’s em Junho por 20,98 milhões de euros.

9.º “Liz #5” (1963)
Andy Warhol (EUA)
Um retrato da icónica actriz Elizabeth Taylor foi vendido Phillips de Pury & Company por 19 milhões de euros, um valor um pouco abaixo das expectativas.

10.º “L’Aubade” (1942)
Pablo Picasso (ESP)
Pintura a óleo arrematada este mês por 16,6 milhões de euros num leilão da Sotheby’s.

Fonte: Publico online

Share.

Nenhum comentário

    • Você tem toda razão, Adelino. Sempre creditamos os textos de outros veículos, tanto aqui no blog quanto na E-magazine (você já recebe?), porém ontem faltou esta inclusão. Já corrigimos e agradecemos pelo seu comentário – e a sua presença no blog!
      Se ainda não recebe a nossa revista eletrônica, é só se cadastrar gratuitamente: http://www.touchofclass.com.br/cadastro.html.
      Abraços da nossa equipe.

Leave A Reply