Rodrigo Andrade expõe obras inéditas na Galeria Millan

0
Obra de Rodrigo Andrade em exposição na Galeria Millan

Obra de Rodrigo Andrade em exposição na Galeria Millan

Em sua produção atual, Rodrigo Andrade tem retomado a figuração como mote de suas obras, que se desenvolvem em torno de um jogo entre a fantasia e o desvelamento de seus mecanismos através da dimensão material e concreta da pintura. Oito obras inéditas dessa fase, todas de 2011, podem ser vistas na exposição “Velha ponte de pedra e outras pinturas”, individual do artista que se estende até 01 de outubro na Galeria Millan.

Quatro pinturas de grandes dimensões (com 240 cm de altura e larguras que variam entre 360 e 480 cm) ocupam o espaço expositivo do térreo da Galeria. Outras quatro obras, de tamanho médio (120 x 180 cm), ficam no mezanino. A pintura Velha ponte de pedra à noite, que dá nome à exposição, parte de um tema essencialmente pitoresco e vulgar, ligado à tradição do século XIX. As imagens fotográficas que serviram de base para esta e mais duas obras foram obtidas numa viagem feita pelo artista à Escócia especialmente com esse propósito. Além dessas três imagens, que são noturnas, compõem a exposição, entre outras, as pinturas Ponte de concreto sobre riacho ao entardecer e Bicicletaria (de cenas suburbanas brasileiras diurnas) e Interior com máquinas de jogo e espelho.

Assim como na série Matéria noturna, exibida na 29ª Bienal de São Paulo, as pinturas foram criadas a partir de fotos; ao contrário da exposição anterior, que explorava paisagens noturnas, a mostra atual não possui uma unidade ou centro temático. Mesmo sendo evidente a continuidade em relação à série exibida na Bienal, as obras apresentadas na Galeria Millan são resultado de um movimento de expansão das possibilidades desse modo de pintura. Uma dessas possibilidades é o uso da cor, que aparece de forma sutil em duas delas.

Velha ponte de pedra e outras pinturas| individual de Rodrigo Andrade
até 1 de outubro, Galeria Millan
R. Fradique Coutinho, 1360, São Paulo, SP

Share.

Nenhum comentário

  1. Ilda Costa Silvério on

    Sou intercambistada ECA-USP, sou portuguesa (UAlg- Algarve).
    Fiquei em 1º lugar numa bolsa Santander para vir para o Brasil estudar.
    Hoje de tarde visitei sua exposição e adorei fiquei impressionada pela textura e pela sua obra no seu todo. Receba os meus parabéns. E muita sorte na vida.

Leave A Reply