A exposição “Sem Título # 1 – Experiências de Pós-Morte” reúne mais de 30 obras de 23 jovens artistas brasileiros cujos trabalhos se relacionam, de diversas maneiras, com a pintura. São artistas de vários estados brasileiros que utilizam a pintura como meio, método, matéria ou metáfora em seus processos criativos.
A mostra é propositalmente aparentemente paradoxal: enquanto usa a pintura como pretexto curatorial, afirma a irrelevância das fronteiras técnicas para arte contemporânea. São desenhos, aquarelas, nanquins, tecidos, instalações, fotografias, vídeos, máquinas, bebidas e, claro, pinturões (tinta sobre tela) que, juntos, formam a mais recente parcela de uma discussão que parece nunca findar: a morte da pintura.
A mostra é uma resposta irônica ao gosto acrítico (ou fetiche) de colecionadores, galeristas, curadores, professores etc pela pintura e, ao mesmo tempo, paradoxalmente, uma destemida demonstração de um gosto pessoal pela pintura e pela porrada.
O titulo da exposição faz referencia e é resposta aos texto e exposição da Angélica de Moraes chamados “Pintura reencarnada”, que, por suas vezes, são respostas às teorias e afirmações da morte da pintura.
Texto de Bernardo Mosqueira, curador da mostra
Artistas participantes da coletiva:
Andrei Muller
Beatriz Chachamovits
Bob N
Bruna Lobo
Claudia Hersz
Daniela Khon
Denise Alves de Oliveira
Gabriela Maciel
Gilvan Nunes
Gustavo Speridião
João Maciel
Julia Csekö
Maíra das Neves
Marcelo Amorim
Marcelo Gandhi
Marcelo Solá
Matias Mesquita
Opavivará Coletivo
Pedro Victor Brandão
PJOTA Paulo Nimer
Rodrigo Sassi
Rodrigo Torres
Tiago Rivaldo
Sem Título # 1 – Experiências de Pós-Morte
de 16 de agosto a 1 de outubro, na Galeria Oscar Cruz
Rua Clodomiro Amazonas, 526 – São Paulo/SP