O pintor e gravador Mário Gruber realizará uma mostra onde apresentará 21 obras de sua produção mais recente. Com curadoria de Reinaldo Marques, a exposição marca o retorno de Gruber ao circuito de exposições, depois de 15 anos fora dele.
Natural da cidade portuária de Santos, no litoral paulista, o nome de Mário Gruber está ligado à originalidade e ao estilo do realismo fantástico. Graças a sua capacidade de observar sob um prisma criativamente único, as obras do artista fazem uma reinterpretação da identidade e realidade brasileira, com traços e pinceladas caracterizados pelo alto rigor técnico e pelo cromatismo aplicado em dimensões sofisticadas.
O artista foi um dos participantes da histórica “exposição dos 19”, realizada em 1947 em São Paulo, quando conquistou o primeiro prêmio de pintura. Do júri faziam parte pessoas do porte de Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Segall, que identificou nele uma forma especial de observar e o classificou como um “pintor que procura as coisas”. Gruber já deu aula em diversas instituições renomadas e participou de diversas mostras coletivas e individuais dentro e fora do Brasil, em locais como Museu de Arte Moderna, em São Paulo, Museu de Arte Moderna de Pernambuco, Winsconsim State Museum (EUA), Museu Pushkin (Rússia) e outros.
“O Grande Mestre Mário Gruber”
de 1 a 15 de junho, na Galeria 22
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2057, sobreloja – São Paulo/SP
Nenhum comentário
Gostaria de receber material de vcs com regularidade! Sou artista plástico , Professor e gostei muito do conteúdo!!
abraço