A Luciana Brito Galeria apresenta a primeira exposição individual no Brasil do artista britânico, radicado nos EUA, Anthony McCall. Conhecido por suas grandes instalações, nas quais enfatiza a qualidade escultórica da luz em ambientes escuros, McCall irá apresentar um conjunto de obras históricas e recentes, que configuram uma retrospectiva. A curadoria é de Jacopo Crivelli Visconti.
Para essa exposição, que ocupará todas as salas da galeria, o artista irá reproduzir a versão original em 16mm de Line Describing a Cone, sua obra mais célebre. Além disso, será mostrada também a versão digital desse trabalho (intitulado, não sem uma certa ironia, Line Describing a Cone 2.0), recentemente finalizado e até agora exibido apenas na Tate Modern, em Londres. Essa obra inaugurou a série dos chamados Solid Light Films, ainda no início dos anos 70. Assim como todos os trabalhos dessa série, Line Describing a Cone faz com que o olhar do espectador seja desviado da tela, onde é normalmente direcionado no cinema convencional, para percorrer o raio de luz no espaço, tornando-se quase tangivelmente escultural.
Para acompanhar esses dois trabalhos, a exposição apresentará estudos que mostram as direções tomadas pelo artista até sua obra final. No total, serão dois conjuntos de footprints, somando 15 trabalhos relacionados às obras Line Describing a Cone e Meeting you Halfway II. Além disso, outros estudos serão mostrados, bem como uma coleção de notebooks.
No dia da abertura, o artista irá apresentar a performance Five Minute Drawing, deixando seu resultado, e mais um vídeo retratando a mesma performance em outra ocasião, disponíveis para o público até o final da exposição. Já para as obras históricas, foram escolhidos três pequenos filmes, feitos originalmente em 16mm, que são registros de performances realizadas no começo dos anos de 1970 e que incluem Landscape for Fire, filme desenvolvido a partir de uma das ações com fogo levadas a cabo no interior de sua terra natal.
A exposição será acompanhada de um catálogo bilíngue, de 130 páginas e com mais de cem imagens e trechos de textos importantes, além de entrevistas publicadas sobre Anthony McCall, até agora inéditos em português, bem como texto do próprio curador.
Anthony McCall
de 9 de maio a 18 de junho, na Luciana Brito Galeria
Rua Gomes de Carvalho, 842 – Vila Olimpia