Alice Miceli na Galeria Nara Roesler

0
Alice Miceli, Série Dízima Periódica, "999... metros rasos", 2007 - 2008

Alice Miceli, Série Dízima Periódica, "999... metros rasos", 2007 - 2008

A primeira exposição da brasileira que vive em Berlim, Alice Miceli, na Galeria Nara Roesler, traz um desdobramento realizado em 2011 de seu trabalho exibido na última Bienal Internacional de São Paulo, Projeto Chernobyl (2007 – 2010).

Na 29ª Bienal, em ambiente escuro, Alice Miceli apresentou, capturada em negativos, a radiação causada pelos efeitos da trágica explosão ocorrida em 1986 na usina nuclear ucraniana que até hoje provoca riscos de doença e morte aos habitantes da região. Para realizar o trabalho, a artista desenvolveu e aplicou técnicas de auto-radiografia, que utilizava um filme sensível apenas à radiação gama, e fotografou a ampla zona de exclusão de Chernobyl.

Agora, para o espaço claro da galeria, ela positivou estas imagens, tornado-as quase um fac-símile do original, concebendo, assim, o positivo do espaço negativo da Bienal.

A artista apresenta também a série de vídeos Dízima Periódica (2007/2008), projeto que aborda situações que lidam com limites. A morte é o tema de 14 horas, 54 minutos, 59,9 … segundos, baseado na última imagem tirada pelo fotógrafo Robert Capa, morto às 14 horas e 55 minutos, no dia 25 de maio de 1954. O esforço atlético é investigado em  99,9 … metros rasos, no qual um corredor olímpico tenta cruzar a distância entre dois pontos, para alcançar a meta dos 100 metros rasos. Já o processo do gozo é retratado em Jerk Off, uma homenagem ao clássico filme de Andy Warhol Blowjob. Nos três trabalhos o princípio da dízima periódica foi transfigurado na própria edição dos vídeos, desta maneira informando elementos fundamentais da imagem em movimento e engendrando sua forma e duração.

Alice Miceli, na Galeria Nara Roesler
De 29 de março a 24 de abril

Share.

Leave A Reply