Bienal de São Paulo apresenta o curador da sua próxima edição

0

O venezuelano Luis Pérez-Oramas, curador de arte latino-americana do MoMA, será o responsável pela 30ª edição da Bienal Internacional de São Paulo, em 2012. Pérez-Oramas também cuidará das mostras itinerantes, que acontecerão em 2013, além de selecionar os representantes do Brasil para a Bienal de Veneza.

O novo curador nasceu wm 1960, em Caracas, e atualmente vive e trabalha em Nova York. Historiador de arte, escritor, poeta e amplamente envolvido com a arte brasileira, Pérez-Oramas  foi o curador da exposição “Tangled Alphabets”, que apresentou obras de Mira Schender e Leon Ferrari e que viajou desde a sua sede original no MoMA para o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri) e Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre).

Foi curador convidado da 23ª Bienal de São Paulo em 1998 e organizou inúmeras mostras no MoMA, entre elas “Latin American and Caribbean Art: Selections from the Collection of The Museum of Modern Art” em 2008; “New Perspectives in Latin American Art”, em 2007 e “Transforming Chronologies: An Atlas of Drawings”, em 2006.

O presidente da Fundação Bienal, Heitor Martins, afirmou que “como um curador latino-americano atuando em uma plataforma global e com excelente reputação no circuito de arte brasileira, confio que Luis Pérez-Oramas oferecerá uma contribuição extremamente positiva no sentido de posicionar a Bienal de São Paulo nos três domínios onde a instituição interage: no Brasil, na América Latina e no Mundo”.

Fonte: ArtDaily

Share.

Leave A Reply