Um manuscrito sobre o vôo dos pássaros, nas pratelerias de uma biblioteca de Nantes há 137 anos, foi atribuído a Leonardo da Vinci segundo as conclusões de um especialista divulgadas na terça-feira passada pelo jornal Presse Océan.
Carlo Pedreti, especialista no gênio italiano, explicou ao jornal que “se trata de notas sobre o ar e o vento, em relação com um estudo sobre o vôo dos pássaros” e que foi escrito por volta de 1504.
O texto faz parte dos fundos da biblioteca Demy de Nantes desde o final do século XIX, mas só na semana passada foi vinculado a Leonardo da Vinci graças à pista trazida por um jornalista do Presse Océan, que tinha acabado de fazer uma viagem a Milão e levou uma biografia do gênio do Renascimento.
A diretora da biblioteca, Agnès Marcetteau, mostrou-se cética no início, entre outras coisas porque trabalha ali há mais de 20 anos e nenhum investigador lhe tinha solicitado esse documento.
No entanto, a procura do manuscrito foi frutífera. Dentro desta mesma coleção Labouchère estão pelo menos 3 000 peças que não foram analisadas na sua totalidade.
Disponível em: www.elmundo.es