O Museu Guggenheim Bilbao ampliará seu acervo com a aquisição de uma série de 16 pinturas de Georg Baselitz, completada em 2008, que leva o título de “Mrs Lenin and the Nightingale “. O preço do conjunto está avaliado em 4 milhões de euros.
A série, considerada pela crítica uma obra prima não só no conjunto das obras de Baselitz mas também no contexto da pintura europeia, complementa de forma extraordinária o panorama de arte contemporânea alemã do Museu, que já conta com artistas como Joseph Beuys, Sigmar Polke, Anselm Kiefer e Gerhard Richter.
“Mrs Lenin and the Nightingale ” é uma série de 16 telas de grande formato (cada uma com 300 x 250 cm), subdivididas em dois grupos: oito delas sobre fundo branco com pinceladas coloridas e outras oito sobre uma base negra, em tons mais apagados. A coerência sustenta na repetição dos mesmos elementos em todas as telas: dois homens, com suas figuras invertidas, sentados lado a lado, com seus pênis expostos e as mãos descansando solenemente sobre as pernas.