Manifesta 8 é um evento de arte contemporânea itinerante que mostra as obras mais inovadoras de artistas e curadores da Europa e do mundo. Aberta ao público de 9 de outubro de 2010 e com duração de 100 dias, Manifesta 8 será realizada em edifícios históricos, museus e espaços não convencionais das antigas cidades de Murcia e Cartagena.
Desde a sua primeira edição, há 15 anos, o foco da Manifesta está na idéia de romper barreiras, cruzar fronteiras e construir pontes. Ao incorporar exposições, performances, eventos multimídias e intervenções, a mostra destaca o melhor do pensamento e da experimentação artística – prestando atenção este ano no dialogo entre a Europa e o Norte da África. Este evento bienal já passou por Roterdã, Luxemburgo, Liubliana, Frankfurt, Donosti-San Sebastián e Nicosiay Trentino-Alto Adige.
A eleição de Murcia e Cartagena está motivada fundamentalmente pela riqueza derivada da mescla de culturas – islâmica, judia e cristã – da região, pela sua estratégica posição geográfica e por oferecer um patimonio cultural que abarca desde exemplos de arquitetura romana até cidades visigodas, igrejas barrocas e arquitetura moderna.
Cerca de 85% das obras presentes na Manifesta 8 foram produzidas especificamente para serem expostas nas 12 sedes destas cidades, uma característica inusitada dentro do cenário das bienais de arte. Desta forma, M8 privilegia a produção de peças que tenham relação com o contexto onde serão apresentadas, assim como com o conceito desta edição: o dialogo com o norte da África.
Saiba mais: www.manifesta8.com