Giorgio de Chirico, Gladiators at Rest (Gladiateurs au repos), 1928–29. Oil on canvas, 157 x 198 cm. Collection Gian Enzo Sperone, Switzerland Commissioned by Léonce Rosenberg © 2010 Artists Rights Society (ARS), New York/SIAE, Rome.
Emergindo das ruínas do horror da Primeira Guerra Mundial, a arte e a cultura européia retornaram ao seu passado clássico, buscando tranqüilidade, ordem e valores duradouros. Os artistas se afastaram do experimentalismo pré-guerra e abraçaram a figura heróica e a organização racional. “Chaos and Classicism: Art in France, Italy and Germany, 1918-1936” é a primeira mostra nos Estados Unidos que foca na vasta transformação da cultura européia entre as duas grandes guerras. Com aproximadamente 150 obras de mais de 80 artistas, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, arquitetura, filmes, moda e arte decorativa, esta esposição temática examina o retorno da ordem em suas manifestações-chave: o sonho poético de antiguidade no avant-garde parisiense; o renascimento político do Império Romano sob Benito Mussolini; o funcionalismo utópico do estilo de arquitetura que se originou em Bauhaus; e, finalmente, a arrepiante estética na emergente sociedade nazista.
A exposição traz trabalhos de grandes mestres do período, incluindo Georges Braques, Carlo Carrà, Giorgio de Chirico, Otto Dix, Fernand Léger, Aristide Maillol, Henri Matisse, Ludwig Mies van der Rohe, Pablo Picasso, Gio Ponti, Emile-Jacques Ruhlmann e August Sander, assim como outros nomes, e acontece em Nova York entre 1 de outubro a 9 de janeiro de 2011, seguindo depois para o Guggenheim Bilbao, na Espanha, de 21 de fevereiro a 15 de maio do próximo ano.
Fonte: ArtDaily