Vaticano abre sala dedicada a Matisse

0

Os Museus do Vaticano em Roma vão abrir uma sala dedicada às obras de Matisse no final deste ano. A mudança tem o objetivo de melhorar o perfil do seu departamento de arte religiosa moderna e contemporânea. Esboços do artista francês de itens que adornam a Capela de Nossa Senhora do Rosário na Côte d’Azur serão expostos ao público pela primeira vez. As obras foram doadas ao Vaticano por Pierre, filho do artista, em 1980.

De 1948 a 1951, Matisse criou representações da Crucificação de Cristo, decorações de parede, mobília, vitrais e até paramentos e panos de altar para a capela Dominicana de Vence. Três desenhos em larga escala, todos com mais de cinco metros de altura e desenhados em tamanho real, formam a base do vitral da Árvore da Vida atrás do altar e da representação da Virgem com o Menino criada em painéis cerâmicos no presbitério da capela. As obras estão atualmente em conservação, porque a cola usada para unir os painéis antes de 1980 passou para a superfície dos desenhos.

O Vaticano planeja ter um pavilhão na Bienal de Veneza em 2011, sendo que a primeira comissão de arte sob o pontificado de Bento XVI foi atribuída a Claudio Parmiggiani em 2007.

Fonte: www.theartnewspaper.com

Share.

Leave A Reply