Localizada no Edifício Lutetia, centro de São Paulo, e com capacidade para receber simultaneamente até 10 artistas, a residência recebe inscrições de artistas estrangeiros ou residentes em outros estados brasileiros que estejam interessados em desenvolver projetos de artes visuais na capital paulista. O período de permanência deverá ser de dois a seis meses no primeiro semestre de 2011.
Para participar do processo de seleção, o candidato a um dos estúdios do Edifício Lutetia deve encaminhar o projeto que pretende desenvolver em São Paulo, documentos como o regulamento, carta de recomendação, currículo, portfólio e a ficha de inscrição. Além disso, deve apresentar uma proposta de interação com os alunos e professores da Fundação, uma vez que a Residência FAAP também tem o objetivo de promover a troca de experiência entre toda a comunidade artística. Essa interação pode ser por meio de palestras, workshops, parcerias, entre outras atividades.
A Residência Artística FAAP vem se destacando internacionalmente por hospedar importantes artistas estrangeiros em especialização e desenvolvimento de projetos na cidade de São Paulo. Entre eles estão Francesco Jodice, Florian Punhösl, Lara Almárcegui, Marjetica Potrc, Georges Rousse, Shimabuku, Alberto Baraya, Susan Turcot, Meschac Gaba, Armando Tudela, Michael Müller, Ali Cherri, Haruka Kojin, Abdelssamed Binebine, Erick Beltrán, Sarnath Banerjee, Justine Triet, Gabriel Serra, Federico Lamas, Runo Lagormasino, Tove Storch, Juan Pérez Agirregoikoa, Alessandro Balteo Yazbeck; e James Thornhill e Fúlvia Carnevale, integrantes do grupo Claire Fontaine.
Informações sobre toda a documentação necessária para o processo seletivo estão disponíveis no site www.faap.br/residenciaartistica.