Saatchi doa 200 obras de arte ao Reino Unido

0


Ghost, Kader Attia, 2007
folhas de alumínio, dimensões variáveis

O enigmático colecionador de arte Charles Saatchi vai doar ao Reino Unido a sua galeria de Chelsea, em Londres, além de mais de 200 obras – incluindo peças de Tracey Emin, Grayson Perry e dos Chapman Brothers.

Saachi anunciou que sua galeria de 6500 metros quadrados, depois de reformada, passará a se chamar MoCA London (Museum of Contemporary Art, London), e irá apresentar uma “forte e rotativa coleção permanente de grandes instalações”, tudo com entrada gratuita. Apesar de não haver ainda data prevista para a sua retirada, as 200 obras irão ser apresentadas em três exposições na galeria em 2012.

As obras de arte que serão doadas somam cerca de 30 milhões de euros, e estão entre elas peças como My Bed de Tracey Emin e Tragic Anatomies de Jake e Dinos Chapman. A coleção inclui ainda a instalação Oil Room de Richard Wilson; Ghost , de Kader Attia, que consiste em centenas de figuras em oração feitas de folha de alumínio; uma instalação de Emily Prince, que contém desenhos dos mais de cinco mil homens e mulheres do exército dos EUA que morreram no Iraque e Afeganistão; e Public Notice 2, de Jitish Kallat, no qual soletra um discurso de Gandhi usando ossos.

Segundo fonte da galeria, Saatchi quer que este museu seja “uma coleção de obras viva e em evolução, e não um arquivo de história da arte”.

Fonte: www.guardian.co.uk

Share.

Leave A Reply