Uma das galerias mais renomadas do mundo, a Hauser & Wirth anunciou a inauguração de seu novo espaço em Londres, na 23 Savile Row, com uma exposição solo de Louise Bourgeois. A mostra contará com mais de 70 desenhos em tecido produzidos entre 2002 e 2008, além de 4 enormes esculturas.
Louise Bourgeois, Untitled, 2005. Tecido, 41.2 x 53.9 cm
© Louise Bourgeois. Courtesy the artist and Hauser & Wirth.
Photo: Christopher Burke
Feitos a partir de roupas e outros tecidos domésticos acumulados ao longo de décadas, as obras de Bourgeois são abstratas, ainda que intensamente pessoais, e fazem alusões aos usos anteriores de seus materiais.
Com curadoria de Germano Celant, a exposição fica em cartaz de 5 de junho a 12 de setembro e será acompanhada por um catálogo substancial, publicado por Skira, cujo foco são os aspectos principais da prática de Bourgeois.
A maior exposição solo da artista está sendo preparada para o ano que vem. “Louise Bourgeois: The Return of the Repressed” será exibida na América do Sul em 2011, abrindo em março na Fundación Proa, em Buenos Aires, e viajando depois para o Instituto Tomie Ohtake (SP) e Museu de Arte Moderna (RJ).